Ondas Gravitacionais

Olá galerinha!

Já estava na minha lista de assuntos desde o começo do ano falar sobre as Ondas Gravitacionais. Conversei bastante com meus alunos no começo do ano sobre esse assunto, e ainda temos coisas para falar sobre.

Selecionei algumas notícias, links, vídeos para compartilhar com vocês e depois de alguns dias podemos abrir para algumas discussões aqui no blog.

Resumidamente falando, esta foi sem dúvida uma das notícias mais interessantes no mundo da Física deste ano. E por quê? Porque os cientistas conseguiram comprovar uma teoria descrita por Einstein, detectando experimentalmente as ondas gravitacionais que foram previstas em teoria há quase 100 anos atrás. Não é magnífico?!

Se Einstein estivesse vivo, com certeza ganharia o prémio Nobel! Mas ele não teve a mesma sorte do Higgs (ler esta postagem do blog: http://belezadafisica.blogspot.com.br/2012/07/encontraram-um-novo-boson-e-tudo-indica.html e sobre Peter Higgs: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Higgs). De qualquer forma, acredito fortemente que a equipe responsável pela detecção vai ganhar o próximo Nobel. Vamos ver se estarei correta nas previsões daqui um tempo!

Aqui abaixo estão selecionados alguns materiais para vocês lerem e assistirem. Em breve chamarei vocês para debate! Mandem seus comentários, dúvidas etc ok?! Aguardo a participação de vocês!

Vejam os links abaixo: 

TecMundo:




Estes vídeos são bem esclarecedores, com abordagens diferentes:




https://www.youtube.com/watch?v=w8EIXKL6IGU

Até logo mais!! Abraços a todos!!!


Comentários

  1. Eu gostei da publicação, e aprendi um pouco mais sobre ondas gravitacionais com os videos.

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/events/1543313279039468/

    É bastante notório o interesse que as pessoas em geral têm pela Física. Pela evolução/história da Física assim como pelas suas teorias e modelos mais imaginativos que nos fazem pensar que afinal o mundo em que vivemos parece ter mais criatividade do que os seres humanos que o habitam.

    Neste sentido, foi pensado um mini-curso, pela equipa da Luso Academia, que nos levará da Física Clássica à Física Moderna. O objectivo deste curso é introduzir alguns conceitos de Física Moderna de uma forma acessível. Para tal faremos uma breve revisão de alguns conceitos, pressupostos e resultados da mecânica clássica, ainda que utilizando alguma terminologia e conceitos mais modernos, e só depois a Física Relativista e Física Quântica serão introduzidas e estudadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!