Solução do Desafio!

Olá a todos! Enfim a solução para o desafio!  Participaram dele 9 pessoas. Gostei bastante das participações e respostas!!

Bem, aquela foto que eu postei, eu e Raphael tiramos na exposição sobre o artista Escher em São Paulo em julho do ano passado. Este artista ficou muito conhecido por fazer desenhos e gravuras de construções impossíveis. Vocês já devem ter visto vários quadros dele. Ele brincava muito com desenhar coisas em 2D fazendo parecer que estavam em 3D e fazia muitas ilusões de óptica.

Por este motivo, aquele quarto estava nesta exposição, apesar de não ter sido Escher que inventou.
Aquela sala é chamada de quarto de Ames, como o Victor mencionou em sua resposta. Ele parece ser um quarto normal, mas na verdade ele tem uma forma trapezoidal, como o Victor também falou! Veja um esquema do formato, olhando de cima do quarto:

Muitos de vocês apontaram que a parede de trás era na diagonal (Carina & Pedro) ou que o Raphael estava mais atrás e eu mais na frente como falaram Victor, Marco Antonio e Anderson.

Este quarto foi inventado pelo oftalmologista Adelbert Ames Jr. em 1934 e foi construído de fato no ano seguinte.

Para que se veja aquela imagem que foi registrada na foto, precisamos estar posicionados (ou a câmera fotográfica) em um certo ponto, para que tenhamos aquela impressão de que uma pessoa é gigante e a outra pequininha.

Vejam estes vídeos:











No primeiro vídeo, vemos o narrador olhando deste ponto privilegiado. Eu tirei fotos deste local lá na exposição que estávamos, vejam:


Olhando deste ponto, cria-se uma ilusão de óptica, como o Anderson , Carina & Pedro e  D. Anadir apontaram, porém não há necessidade nem de lentes, nem de espelhos. A ilusão se dá por conta da perspectiva, como Ana Cristina, Victor, Sérgio e Marco Antonio apontaram.

Agora olhem uma foto que tirei quando estava na fila esperando para entrar no quarto, sendo que esta foto foi tirada de outra perspectiva, não do local apropriado. 


Se olharmos de outra perspectiva, nós iremos perceber que as paredes são inclinadas e teto e piso estão em um plano inclinado. Muitos de vocês percebeu somente que o chão estava em um plano inclinado (como apontaram Ana Cristina, Victor, Roger e Marco Antonio).

Acabei não tirando fotos da lateral do quarto para percebermos as profundidades diferentes, mas dá para ver na forma trapezoidal que coloquei no início.

Outro detalhe que ajuda na ilusão são os quadrados no chão. Eles são menores do meu lado e maiores do lado do Raphael. Estes detalhes foram apontados pelo Anderson e D. Anadir.

Agora só mais uma foto nossa, agora trocados, eu pequena e o Raphael gigante! hahahahah Vocês acham que a gente ia perder uma oportunidade destas??


Viram só, todos acertaram um pedacinho e com a resposta de todos, fizemos uma resposta geral! Parabéns a todos os participantes.

Mas como eu havia prometido um prêmio para a melhor resposta, vou premiar quem acertou mais itens, que foi o Victor!! Parabéns! O prêmio será um cartão postal daqui de Lisboa! Mande seu endereço no meu email: mariaclara.amon2@gmail.com  ok?!


Referências:
Wikipedia:
Vídeo:
Blog:

Comentários

  1. Nossa, muito legal!! Falando em Escher, deêm uma olhada nesse vídeo: "Constructing Paradoxal Architecture" http://www.youtube.com/watch?v=-B7ifky4QQU . É um vídeo do making off do filme Inception (A Origem), o qual justamente explica como o set da "escada infinita" foi projetado e construído :)

    ResponderExcluir
  2. Que legal Ana! Obrigada pela sugestão do vídeo. Bem legal!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Modelo Padrão - Parte 1