O primeiro dia de curso - 4/09/2011

Olá a todos!
         Desculpem mais uma vez a demora. Estou meio atrasada nos posts.
         Nosso curso começou no domingo às 14h daqui da Suiça. Se quiserem ver toda a programação é só clicar aqui:  Programação do V Escola de Física para professores de Língua Portuguesa
         Vou contar brevemente para vocês o que fiz neste dia.
         Como nosso curso só começava à tarde, aproveitamos para acordar mais cedo para ir dar uma volta no centro de Genebra pois seria um dos únicos dias que teríamos para passear, fora a quarta-feira que teremos uma caça ao Tesouro em Genebra, tendo que passar por alguns pontos turísticos, mas tudo de uma forma rápida. Resolvemos então passar então no Museu de História Natural e na Catedral St. Pierre.
         Pegamos o Tram que fica na saída do CERN. Não sei se contei para vocês, mas aqui compramos um ticket numa máquina que fica no ponto do Tram, que não dá troco. Aí vc tem que colocar o valor exato, senão perde dinheiro. A moeda que usam aqui é o franco suiço que é quase a mesma coisa que o euro. A passagem custa 3 francos suiços. Aí não tem cobrador no bonde como aqui tem nos ônibus. Você compra e entra e ninguém vem checar. De vez em quando passa uma fiscalização e se você não tiver o bilhete paga uma multa de 100 francos. Nós estamos pagando sempre!
        O museu é bem legal e tirei muitas fotos. No próximo post coloco algumas ok?!
        Na Catedral passamos na frente e tiramos fotos, lá dentro também. Só nao deu tempo de ir no museu arqueológico que fica no sub solo, pois tinhamos que voltar para almoçar e ir para o primeiro dia de curso. Uma pena... Se der, volto lá outro dia.
       Voltamos de tram novamente e almoçamos no refeitorio aqui no CERN. 
        Tivemos uma palestra inicial com o Prof. Mick Storr daqui do CERN. Ele falava em inglês e o professor Pedro Abreu (responsável pelos professores portugueses) traduzia. Mas dava para entender perfeitamente o inglês dele. Ele é muito simpático.
       Depois tivemos uma palestra com o Prof. José Carlos Da Silva  de Portugal que falou sobre o CERN, qual é a sua missão, quais são os problemas que o laboratório quer resolver etc. Muito interessante!
      Após isso o grupo de professores (72 no total) foi dividido em dois para fazer visitas ao detector ATLAS e ao SM-18. Vou fazer um post mais detalhado destas visitas ok?! Não fiquem preocupados com este monte de siglas que vou explicando aos poucos.
      Ao fim das visitas, foram feitos grupos, misturando os professores do Brasil com os de Portugal e de alguns países da África de língua portuguesa. Esta equipe se reunirá todos os dias para discutir, levantar dúvidas e vamos juntos na Caça ao tesouro.
     Conto mais coisas depois.
     Abraços 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Modelo Padrão - Parte 1